A Prefeitura de Hortolândia colocou em funcionamento um consultório odontológico hospitalar portátil no Hospital Municipal Mario Covas, voltado ao atendimento de pacientes especiais. A iniciativa visa ampliar o acesso à saúde bucal para pessoas com deficiências ou distúrbios mentais, neurológicos e psicológicos, que muitas vezes necessitam de sedáção para procedimentos odontológicos.
De acordo com a cirurgiã-dentista Deborah Hoffman, do setor de Apoio Técnico à Odontologia da Secretaria de Saúde, o consultório foi criado para suprir a crescente demanda por cirurgias e serviços odontológicos especializados no município. "O equipamento portátil é completo, igual a um consultório convencional, contando com fotopolimerizador, aparelho sugador e ultrassom", explicou.
O atendimento ocorre a cada 15 dias. Inicialmente, os pacientes passam por avaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, quando necessário, são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para procedimentos mais complexos.
O primeiro paciente atendido pelo novo consultório foi Felipe, de 39 anos, que passou por tratamento de canal e extração de três dentes. Sua mãe, Cícera Daroz, elogiou a qualidade do atendimento e agradeceu à equipe da Secretaria de Saúde. "Os pacientes especiais merecem ser acolhidos e ter acesso digno à saúde", ressaltou.